Ginecologia

Ginecologia

A Ginecologia é o ramo da medicina que estuda a fisiologia e as patologias do aparelho reprodutor femininos em situação não gestante.

Os médicos especializados na prática ginecológica são os ginecologistas. Sua formação e qualificação, tanto médica como cirúrgica, tem por objetivo o tratamento dos aspectos relacionados com a função reprodutora e sexual das mulheres.

O principal objetivo do exame ginecológico é a avaliação dos órgãos pélvicos internos e externos femininos: o útero, os ovários, as trompas de falópio, colo do útero, a vagina, os grandes e pequenos lábios. Também são observados sinais de câncer nas mamas. Deste modo, podem ser detectadas infecções nos rins, bexiga, ou do sistema urinário, ou outras situações que podem afetar a saúde global da mulher, bem como tornar viáveis possíveis engravidamentos.

Inspeções ginecológicas são recomendadas a partir da maturidade sexual e devem ser mantidas mesmo após a menopausa. Uma completa inspeção ginecológica pode revelar as seguintes enfermidades: tumores e câncer. Um dos principais objetivos destas inspeções é a detecção precoce de câncer de colo de útero.

Um exame simples, chamado Papanicolau é feito com este propósito. O ginecologista colhe uma amostra de células das secreções vaginais e estas são examinadas através de microscópios potentes para a detecção de sinais cancerígenos.

Caso sejam encontradas células suspeitas, deve ser realizada uma biópsia para confirmar ou descartar a presença de câncer. O estudo das células deve ser realizado periodicamente, bem como a observação dos ovários, trompas de falópio e útero, visto que o câncer destes órgãos normalmente não tem sintomas (Só em estágios avançados da doença).

Marque sua consulta: 21 2667-0512 ou 21 2657-3600